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Como funciona o feed do instagram – Descubra sobre o Algoritmo

Como exatamente o feed do Instagram funciona? Essa pergunta intrigou os profissionais de marketing desde que o Instagram introduziu seu algoritmo a alguns anos atrás. No post de hoje vamos descobrir como funciona o feed do instagram.

O algoritmo do Instagram foi introduzido para ajudar a revelar o melhor e mais relevante conteúdo para cada usuário sempre que ele verifica seu feed. Até agora, porém, o funcionamento interno do feed foi mantido em sigilo, mas recentemente o Instagram compartilhou publicamente os seis principais fatores de classificação pela primeira vez.

Nesta postagem, detalharemos o feed do Instagram para você. Analisaremos os fatores que influenciam a classificação do seu conteúdo e explicaremos por que o algoritmo do Instagram é realmente ótimo para os profissionais de marketing.

Como o algoritmo do Instagram funciona?

Recentemente, o Instagram convidou um pequeno grupo de jornalistas ao escritório de São Francisco para pôr um fim aos rumores e compartilhar como o algoritmo de classificação de feeds do Instagram realmente funciona.

O Instagram revelou que existem três fatores principais que determinam o que você vê no seu feed do Instagram:

  • Interesses
  • Oportunidade
  • Relacionamento

Há também três critérios adicionais que desempenham um papel menor em suas classificações de feed do Instagram:

  • Frequência
  • Seguindo
  • Uso

1. Interesse: quanto o Instagram prediz que você se preocupa com uma postagem

Quando a linha do tempo algorítmica foi anunciada, o Instagram mencionou que mostraria o conteúdo em que você provavelmente estará interessado primeiro:

“A ordem das fotos e vídeos no seu feed será baseada na probabilidade de você estar interessado no conteúdo, no seu relacionamento com a pessoa que postou e na pontualidade da postagem.”

O conteúdo relevante para seus interesses terá uma classificação mais alta em seu feed. Mas como o Instagram conhece seus interesses? Uma maneira seria analisar os gêneros de conteúdo (por exemplo, viagens, alimentação, moda, esportes, etc.) com os quais você interagiu no passado.

Com o nível de tecnologias de reconhecimento de foto disponível agora, acredito que é possível que o algoritmo categorize as postagens em gêneros simples, como viagens, alimentação, moda e muito mais – e possivelmente até gêneros mais sofisticados. O algoritmo também pode olhar para as hashtags usadas.

Se houver um certo gênero de conteúdo com o qual você se envolve com mais frequência (por exemplo, comida), o Instagram poderá classificar o conteúdo desse gênero (por exemplo, comida, restaurantes etc.) com maior destaque em seu feed.

Um porta-voz do Instagram disse que a classificação das postagens do Instagram não é um concurso de popularidade. As postagens com menos engajamento mais relevantes para você ainda podem aparecer na parte superior do seu feed.

2. Oportunidade: quão recentes são as postagens

O próximo ingrediente chave no algoritmo do Instagram, compartilhado pelo Instagram há algum tempo, é a pontualidade. O Instagram quer mostrar postagens recentes e, consequentemente, mais relevantes.

Algo da semana passada pode não lhe interessar tanto quanto uma hora atrás, então o Instagram provavelmente mostrará postagens mais recentes, em vez de postagens de alguns dias ou semanas atrás – mesmo que a postagem mais antiga tenha recebido muito envolvimento.

Isso implica que as postagens recentes provavelmente têm uma classificação mais alta no seu feed e que o tempo da sua postagem ainda é relevante.

Por exemplo, se eu visse o Instagram às 23h da noite passada e novamente às 9h da manhã, e houvesse 50 postagens criadas no meio. O algoritmo classificaria apenas as 50 postagens criadas e não incluiria antes das 23h da noite passada.

3. Relacionamento: as contas com as quais você interage regularmente

Em um comunicado recente sobre o algoritmo de classificação de feed, o Instagram declarou o seguinte:

Não importa quantas contas você siga, você deverá ver as postagens mais recentes do seu melhor amigo.

Assim como o Facebook, o Instagram não deseja que você perca postagens importantes de seus amigos e familiares, como uma postagem sobre o envolvimento de seu amigo. Isso implica que o conteúdo de seus “melhores amigos” provavelmente será classificado em um feed mais alto.

Também acredito que o algoritmo do Instagram estuda suas interações passadas para determinar seus “melhores amigos”. Em uma palestra sobre como projetar e implementar o algoritmo do Instagram, Thomas Dimson também compartilhou em sua palestra como o Instagram poderia ter determinado as pessoas de quem você gosta:

  • Pessoas que você curta o conteúdo
  • Pessoas que você envia mensagem
  • Pessoas que você pesquisa
  • Pessoas que você conhece na vida real

Thomas do Instagram também mencionou em sua palestra que, quando eles experimentaram o novo algoritmo, o número de pesquisas diminuiu. Eles consideraram isso um bom sinal, pois significava que as pessoas estão vendo as postagens nas quais estão interessadas sem precisar procurar seus perfis favoritos.

3 fatores adicionais de classificação do feed do Instagram

Frequência: com que frequência um usuário abre o Instagram

Sempre que um usuário abre o Instagram, o algoritmo tenta mostrar as melhores postagens desde a última visita. Portanto, se você abrir o Instagram uma vez por dia, provavelmente verá as postagens que o algoritmo do Instagram consideram mais relevantes para esse dia. No entanto, se você abrir o Instagram a cada hora, o Instagram tentará mostrar o conteúdo mais relevante que você ainda não viu.

Seguindo: Conteúdo de todas as contas que um usuário segue

Se você seguir milhares de contas no Instagram, o algoritmo deverá classificar mais conteúdo para decidir o que mostrar sempre que abrir o aplicativo. Isso significa que os usuários que seguem um grande número de pessoas podem ver menos de cada conta individual, enquanto os usuários que seguem apenas algumas contas selecionadas podem ver mais de seus amigos mais próximos ou contas favoritas.

Uso: quanto tempo um usuário gasta no Instagram

Se um usuário tende a navegar no Instagram em tempos curtos ou sessões mais longas também pode afetar o que o algoritmo mostra. Se um usuário preferir visitas curtas ao Instagram, o algoritmo garantirá que ele mostre as postagens mais relevantes primeiro, enquanto que para usuários que preferem sessões de navegação mais longas, ele pode fornecer um catálogo mais profundo de novos conteúdos para navegação.

Perguntas frequentes sobre o feed do Instagram

Quais são os mais preferidos pelo algoritmo do Instagram, fotos ou vídeos ?

Em resumo o Instagram não dá peso extra a vídeos ou fotos em seu feed. No entanto, se os dados mostrarem que um determinado usuário prefere interagir com vídeos do que fotos, esse usuário específico poderá ver mais conteúdo de vídeo em seu feed.

Postagem com muita frequência afeta a classificação?

As contas do Instagram não são penalizadas por postar conteúdo com frequência. Embora Christina d’Avignon, designer de produto do feed do Instagram, tenha dito ao The Verge: “garantimos que seu feed seja diverso para que possamos separar as postagens”.

As contas comerciais e pessoais são tratadas de maneira diferente pelo algoritmo?

Conforme relatado pelo Techcrunch: “O Instagram não fornece presença extra de feeds para contas pessoais ou empresariais, portanto, mudar não ajudará seu alcance”.

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