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Como aumentar o engajamento no Instagram em 2020

O engajamento no Instagram está em declínio há algum tempo, muito disso pode ser atribuído ao compromisso contínuo do Instagram de se livrar de bots e spam. No post de hoje iremos descobrir como aumentar o engajamento no Instagram em 2020.

O crescimento acelerado da plataforma leva à saturação. A saturação leva a mais concorrência pela chance de aparecer nos feeds dos usuários. Saturação ou remoção de spam, de qualquer forma, é crucial descobrirmos uma maneira de melhorar o envolvimento.

Baixa qualidade do público-alvo

Um dos maiores problemas que afetam as taxas de engajamento é a falta de seguidores de qualidade. Ter um grande número de seguidores geralmente é algo bom, porém pode ser que algum deles sejam usuários inativos ou falsos. Seja intencional ou não, ter seguidores falsos diminuirá suas taxas de engajamento.

É assim que o algoritmo do Instagram avalia o envolvimento:

  • Inicialmente, sua nova postagem será mostrada para uma pequena porcentagem de seus seguidores.
  • Ele mede o número de curtidas e comentários e os compara ao engajamento em suas postagens mais antigas.
  • Se a nova postagem estiver obtendo um engajamento maior do que as antigas, ela também será mostrada para o público restante.
  • Por outro lado, menos envolvimento indica que você pode ter seguidores falsos. E você pode perder a chance de exibir sua postagem para o restante do público.

Como são perfis falsos e inativos, eles quase nunca interagem com suas postagens. E, como resultado, sua taxa de engajamento será prejudicada.

Shadow Bans e Hashtags Restritas

Com a recente mudança no algoritmo do Instagram, vários usuários passaram a usar bots de comentários para trapacear. Os bots de comentários são uma maneira não autêntica de melhorar o envolvimento. E o Instagram distribui Shadow Bans (advertencias temporárias) aos usuários que eles consideram parte de um bot de comentários.

Hashtags restritas são outro motivo para os usuários estarem diminuindo o envolvimento. A plataforma os classifica como NSFW ou com spam e reduz a visibilidade da postagem. Depois que sua conta for sinalizada, eles verificam se há atividades suspeitas nela e possivelmente adicionam sua conta a lista de Shadow Bans. Confira neste post como remover o Shadow Ban de sua Conta no Instagram.

Automação

O Instagram está reprimido vários sites de automação como Gerenciagram e Bume. Aplicativos como esses criam bots para ajudar os usuários a ganhar seguidores e engajamento. Eles são como pequenos clones de robôs de um usuário com o mesmo estilo e interesses.

Eles não são contas falsas, lembre-se. Eles simplesmente gostam e comentam automaticamente as postagens feitas por outras pessoas para aumentar artificialmente o envolvimento dessas contas. Devido ao uso deste sistema seu engajamento pode sofrer uma forte queda.

Saturação

As interações pós-publicação caíram 33%. As fotos tiveram uma queda de 27% nos comentários, e os vídeos pioraram, caindo 39%. A saturação do Instagram é o principal culpado por tudo isso.

A base de usuários e a frequência de postagem aumentaram. Com os usuários seguindo mais contas do que antes, eles estão vendo mais conteúdo em seus feeds. E, francamente, é conteúdo demais para acompanhar. Esse aumento da competição por engajamento resultou em um declínio geral.

Então, qual é a solução para tudo isso então?

Uso Estratégico de Hashtags

As hashtags são uma ótima maneira de ganhar popularidade entre o público-alvo, se usadas corretamente. Eles ajudam outros usuários a encontrar, seguir e interagir com sua conta do Instagram. Mas usar e abusar de hashtags populares aleatórias na plataforma não o levará a lugar algum.

A maneira de se destacar nos feeds é usar hashtags populares que sejam relevantes para seu público-alvo. Confira as hashtags que seu público está usando e aproveite-as. Também fique à vontade para criar hashtags únicas e criativas para usar com suas postagens.

Calls-to-Action

Adicionar uma legenda que chame para uma ação em suas postagens é a chave para melhor o engajamento de sua conta. Dê ao seu público algo em que pensar. Faça uma pergunta a eles, ou o que eles pensam sobre um novo produto. E, em seguida, peça que eles usem a seção de comentários para deixar uma resposta. Essa é uma maneira brilhante e orgânica de aumentar seu envolvimento.

Postar em Horários de Pico

Outra maneira fácil de melhorar suas taxas de engajamento é postar nos horários de pico. A ideia é postar quando a maior parte do seu público-alvo e seguidores estiver online. Ao fazer isso, você maximizará as chances de aumentar o engajamento de suas postagens.

Se você possui uma conta comercial, pode usar o Instagram Insights para descobrir quando seus seguidores frequentam o aplicativo. Você também pode experimentar, postando em momentos diferentes para descobrir os melhores momentos para postar.

Conteúdo de qualidade

O Instagram quer que as pessoas se concentrem mais na qualidade de seu conteúdo para aumentar o envolvimento. Eles sugerem ter uma estratégia de crescimento adequada para seu públicos-alvo, em vez de se concentrar apenas em aumentar seus seguidores. Isso mostra o compromisso deles em promover e incentivar um envolvimento autêntico.

Instagram Stories

80% das pessoas prefere conteúdo ao vivo em vez de suas postagens normais nas mídias sociais. E é exatamente por isso que você deve aproveitar ao máximo o recurso de histórias do Instagram. Ao incluir hashtags relevantes em suas histórias, você pode alcançar mais pessoas e chamar sua atenção.

É uma ótima forma de se mostrar de maneira autêntica. Mostre aos seus seguidores erros de gravação por trás dos bastidores para interessá-los. Compartilhar histórias de eventos ao vivo é outro truque. As Histórias do Instagram são uma maneira infalível de obter mais curtidas e comentários em tempo real, melhorando assim sua taxa de engajamento.

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