Tutoriais

Como fazer um roteiro para igtv em 2020

Produtores de filmes e profissionais de marketing não são tão diferentes quando se trata de criar e editar conteúdo de vídeo.

Os dois estão contando uma história, e se essa história é sobre um protagonista ou um produto, ambos estão tentando capturar o público-alvo a fazê-lo acreditar na história que contamos. No artigo de hoje vamos aprender a como fazer um roteiro para igtv e fazer com que seu engajamento aumente gradativamente.

1. Comece com um brief.

Começando com um resumo, você e sua equipe documentam as respostas para as perguntas mais importantes do projeto, para que todos os envolvidos na criação do vídeo possam entrar na mesma página.

Um briefing não precisa ser sofisticado, nem precisa seguir uma fórmula específica, mas há várias perguntas importantes que devem ser incluídas para criar um script de vídeo eficaz.

  • Qual é o objetivo deste vídeo? Por que estamos fazendo o vídeo em primeiro lugar?
  • Quem é o público deste vídeo?
  • Qual é o nosso tópico em vídeo? (Quanto mais específico, melhor. Por exemplo, se você estiver no ramo de pintura, poderá escolher um tópico como “comprar o pincel certo”).
  • Quais são as principais conclusões do vídeo? O que os espectadores devem aprender ao assistir?
  • Qual é a nossa frase de chamariz? O que queremos que os espectadores façam depois que terminarem de assistir ao vídeo?

2. Use seu briefing para escrever um esboço.

Depois de escolher um tópico e escrever um brief, é hora de começar a construir seu script de vídeo. Recomendamos começar com um esboço antes de mergulhar no script completo – dessa maneira, você pode dividir seu vídeo em subtópicos e determinar como o seu diálogo (ou monólogo) progredirá.

3. Apresente seu tópico no início do seu script.

Embora os vídeos sejam o canal de escolha para muitas pessoas que desejam aprender algo novo, elas precisam atrair seu público nos primeiros segundos – assim como o conteúdo escrito. Afinal, você tem tanta concorrência e seus espectadores podem sair do vídeo tão rapidamente quanto em um artigo, se não se sentirem envolvidos com ele.

Para ajudar a atrair seu público-alvo em um script de vídeo, use as primeiras linhas para apresentar o narrador (a pessoa na tela) e o que o público aprenderá até o final do vídeo.

Por exemplo, se você está ensinando os espectadores a otimizar o blog deles, sua introdução pode ser:

“Olá! Sou o [nome do narrador] da [empresa] e, nos próximos [duração do vídeo], ensinarei como obter a classificação do seu blog no Google”.

4. Comece a escrever seu script, seção por seção.

Assim como o resumo, o roteiro do vídeo não precisa ser chique. Você não está tentando enviar este script para nenhum prêmio – seu objetivo é estritamente funcional. Um bom roteiro facilita para que as pessoas na câmera transmitam suas mensagens enquanto soam e agem naturalmente.

Um script não inclui apenas o diálogo. Se o seu vídeo exigir vários personagens ou cenas, inclua esses detalhes. Certifique-se de incluir todas as informações necessárias, até mesmo uma mudança e roupa para cada cena.

Seu público-alvo é formado por jovens adolescentes, profissionais de meia-idade ou aposentados mais velhos? Certifique-se de manter uma linguagem certa com as pessoas com quem você está tentando se conectar.

5. Verifique se o seu texto não é coberto pela interface do Instagram

Os vídeos IGTV são de tela cheia, mas ainda existe a interface do aplicativo que se sobrepõe ao vídeo. Se você deseja garantir que seus espectadores não percam nenhum ponto importante, verifique se o texto não é coberto pela interface. Ou que é pelo menos possível lê-lo claramente.

Dicas Extras

  • Filme com seu aplicativo de câmera nativo, não com o aplicativo Instagram. Você terá mais controle sobre a qualidade e poderá deixar a câmera rolar entre as tomadas para manter as coisas eficientes.
  • Filmagem muito instável? Obtenha um tripe para smartphone! Ele irá manter sua filmagem travada e estável.
  • Use o aplicativo Voice Memo app como microfone. Essa é uma ótima maneira de gravar dublagens ou obter um áudio melhor se você estiver longe do assunto.
  • Coloque seus vídeos no seu computador para edição. Esta é uma maneira super rápida de recuperar todos os seus arquivos do seu telefone de uma só vez
  • Edite em um editor de vídeo. Se você já está editando um vídeo para sua empresa e tem acesso a editores como Premiere ou Final Cut, use-os! No entanto, lembre-se de que editores de vídeo gratuitos como o iMovie ainda não suportam a edição de vídeos verticais.

Contéudos relacionados a “Como fazer um roteiro para igtv em 2020”.

Como funciona perfil comercial do Instagram

Deixar Comentário